O 'Alvito49 - Comunidade de Condomínio por um Edifício, Bairro e Vida em Vizinhança mais Sustentável' traduz uma visão e intenção de projeto, colegialmente assumida pelos condóminos do prédio, num horizonte temporal a 10 anos.
Alinha-se com a visão do município de Lisboa, de uma 'cidade sustentável, resiliente e amiga do ambiente', tal como expresso na sua estratégia ambiental:
É essencial que as cidades se tornem protagonistas na resposta aos novos desafios ambientais. Assim, iremos implementar os compromissos internacionais da cidade para a mitigação e adaptação climática - Novo Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia e o compromisso Compact of Mayors - e assumir a liderança nestas áreas.
Lisboa tem de dar o exemplo, e já o faz, através da poupança e da reutilização da água e de iluminação pública de baixo consumo. Mas o grande salto para o futuro está na utilização e potenciação económica da energia solar. Esta transição energética (descarbonização), através do recurso à energia solar, terá como objetivo superar através desta fonte 20% das necessidades energéticas e alcançar 8MW no final próximo mandato.
Neste sentido, também continuaremos a aposta no reforço da estrutura verde da cidade, tendo como objetivo que qualquer lisboeta consiga aceder a pé, desde a sua casa até ao parque urbano mais próximo, em apenas 10 minutos. E reforçaremos a articulação com a rede ecológica metropolitana, tendo como objetivo central a sustentabilidade da cidade e a renaturalização da sua paisagem.
A visão estratégica para a gestão de resíduos urbanos reconhece o resíduo como um recurso, com valor económico acrescentado. Esta é a ambição de uma cidade que promove a prevenção e a gestão de resíduos, centrada numa economia circular, através da reintrodução dos resíduos no ciclo de vida dos produtos, apostando na reutilização e na reciclagem e que garanta uma maior eficiência na utilização dos recursos materiais e energéticos.
Assim, este projeto pretende-se: inovador, inspirador e escalável a outros edifícios do Bairro (e não só), promovendo uma abordagem integrada que concilia componentes humanas/ socioculturais comunitárias, componentes técnico-científicas ecossistémicas e componentes político-económicas regenerativas e sustentáveis.
Com este portal na internet, ambicionamos: o reconhecimento institucional e comunitário do projeto; o incentivo à sua divulgação, propagação e apoio de parceria na execução física e financeira; e o estímulo à aplicação dos recursos humanos endógenos (vontade, conhecimento/ experiência e tempo) dos condóminos e 'amigos' do prédio no seu mais amplo desenvolvimento e alargada partilha com outros condóminos, vizinhos e amigos do bairro, de outros bairros da cidade de Lisboa e de outros prédios e bairros congéneres um pouco por todo o mundo.
Alvito49 +Sustentável
Projeto a 10 anos
- Energia e Clima
- Gestão da Água
- Resíduos e Saúde Alimentar
- Qualidade de Vida e Mobilidade Sustentável
- Segurança, Gestão do Risco e Prevenção para a Saúde
- Áreas Transversais
- Cronograma de Intervenções:
=> Intervenções anteriores ao projeto (ciclo 'zero', 2015 a 2019):
2015 - Constituição do Condomínio | Substituição da Coluna de Gás
2016 - Beneficiação do Telhado da Caixa de Escadas
2017 - Substituição da Coluna de Água
2018 - Substituição da Manilha Direita de Esgoto
2019 - Início da Horta Informal
=> Intervenções no âmbito do projeto (1º ciclo, 2020 a 2030):
2020 - Início do Projeto 'Alvito49'
2021/ 2022 - Biénio dos Estudos Preliminares, Consultas ao Mercado e Parcerias Estratégicas
» Início do estudo infraestrutural para a beneficiação integral do edifício
Proposta LNEC integrando:
a) Identificação de soluções construtivas;
b) Identificação de anomalias, análise das causas e recomendações/ propostas corretivas; e
c) Recomendações específicas no âmbito da segurança contra incêndios.
» Início do estudo de contextualização arquitetónica e urbanística
Tese de mestrado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, abrangendo:
- O Bairro; e
- O edifício.
2023/ 2024 - Biénio das Intervenções Estruturais:
» Substituição da Coluna de Eletricidade | Substituição da Manilha Esquerda de Esgoto
» Intervenção integrada na Fachada (reparação e repintura), Cobertura (reparação, reforço infraestrutural e instalação de caleiras) e Interior/ Caixa de Escadas (beneficiação, substituição de caixilharia, Plano e Sinalética de Emergência)
» Melhorias na Rede de Água (relocalização da torneira de corte geral de segurança, criação da Rede de Águas Pluviais e instalação de um Reservatório de Emergência)
2025/ 2026 - Biénio das Intervenções Complementares:
» Harmonização de Fornecedores e Serviços de Impacte Comum
» Formalização da Horta e Sistema de Compostagem
» Instalação do Parque de Bicicletas
» Criação do Esquema de Boleias do Prédio/ Bairro
» Outras Parcerias para Projectos e Serviços Comuns
2027/ 2028 - Biénio do Alargamento e Intervenções Sistémicas Regenerativas:
» Implementação de medidas de acordo com o que vier a ser definido para este biénio
» Ampliação do projeto no perímetro do prédio/ bairro e realização de intervenções sistémicas regenerativas
2029/ 2030 - Biénio da Sustentabilidade:
» Implementação de medidas de acordo com o que vier a ser definido para este biénio
» Implementação de medidas finais de ajuste/ ao alinhamento com os ODS e Agenda 2030 da ONU (desde o início presentes e referenciais no projeto)
» Avaliação do 1º ciclo do projeto e novo planeamento geral a 10 anos (2031-2040).